domingo, 28 de junho de 2009

Toscoshop - Como fazer

Eu falei pra muita gente como se faz esse Toscoshop que postei há um tempo atrás. Não fiz até hoje por preguiça mesmo. Ter que praticamente refazer, dar print nas telas, etc. Era mais fácil ensinar pessoalmente mas como nem todo mundo mora perto o suficiente pra sentar na frente do computador do meu lado, aí vai um breve passo a passo. Não se assustem com o tamanho, é simples e está bem ilustrado.

Primeiro, as fotos, claro. Você vai precisar manter sua câmera em um lugar fixo, de preferência com um tripé, e saber usar o timer dela (por favor, não me decepcione, você SABE usar o timer da sua câmera, né?). Escolha um lugar com iluminação fixa. Luz do dia é bonita mas meio traiçoeira, uma nuvem ou a mudança do Sol podem estragar tudo. Lembre, isso vai demorar um pouco. Escolheu o lugar, posicionou a câmera, escolha uns lugares, posições para clicar e comece. É bom começar com poucas imagens de você mesmo e já ter uma idéia de como vai posar para agilizar tudo. Uma foto do fundo vazio pode ajudar. Para começar é bom também evitar fotos em que uma imagem sua fique a frente da outra. E cuidado com as sombras!! Se uma sombra sua tiver que ficar por cima de outra imagem sua na edição final, a coisa vai ficar BEM complicada!

Jogou as fotos pro computador, abra-as no Photoshop ou programa similar que você esteja acostumado. Eu vou ensinar com o Photoshop 7, embora saiba que tem versões mais atuais, mas dá pra se guiar.

tosco01

É preciso abrir a janela "Layers" ou "Camadas":

tosco02

Use a foto do fundo como base. Pegue, uma por uma das outras fotos, selecione tudo e cole na foto do fundo, uma por cima da outra mesmo. Você vai ver que aparece uma lista de layers na janelinha aberta. Se você tiver feito sobreposição de imagens suas, pode ter uma ordem que fique mais fácil pra trabalhar que a outra.

Salve o trabalho com a extensão do Photoshop (ou programa equivalente), ou seja, extensão PSD. Se salvar em JPG as informações de camadas serão perdidas.

Bom, agora vem a parte realmente trabalhosa. Se existe sobreposição entre suas figuras, vai ser mais chato. Em cada uma das camadas selecione a imagem sua com a ferramenta laço.

tosco04

Envolva sua imagem em cada uma das figuras e depois vá em Select -> Inverse

tosco03
tosco05

Delete tudo, com a tecla delete mesmo. Você vai ver que a sua imagem embaixo aparece. Para selecionar as outras camadas use a janela dos layers

tosco06

Repita o mesmo processo de selecionar e apagar até ver que a única imagem com fundo que aparece é aquela vazia que você fotografou. Talvez seja preciso um ou outro ajuste em algum detalhe com a borracha.

tosco07.

Pronto, uma versão simples do toscoshop está pronta!!
tosco08

Mas, se tiver alguma sobreposição em imagens suas, ou a cena for mais complexa, você pode ter que apagar mais detalhes com a borracha. Selecione o primeiro layer pela janelinha e vá apagando nele as áreas onde você aparece nas imagens debaixo. Para facilitar, reduza a opacidade do layer selecionado na janela dos layers mas não esqueça de voltar todas para 100% depois

tosco10.

Cuidado com as sombras também, não vá deixar ninguém sem a sombra no chão. Alguma interferência que você tenha causado no ambiente ao estar em uma das posições pode interferir em outra das camadas, tudo isso é coisa que você vai vendo ao longo do trabalho. Lembre de salvar seu trabalho de vez em quando.

Caso tenha usado imagens sobrepostas essa parte vai precisar de mais cuidado para que você não apague a sua imagem de cima, use o zoom para facilitar

tosco09.

Você também deve ajeitar o tamanho da borracha para o que melhor se ajusta à situação

tosco11.

Quando terminar, vá em "Salvar como" e aí sim, salve em JPG para ficar mais leve mas vale salvar também o arquivo original.

Pronto, aí está um passo a passo simples pra fazer aqueles toscoshops que eu fiz. Agora é fazer, testar, inventar e praticar. E quero ver o que vocês fizerem e espero que façam se não vou pensar que tive esse trabalho todo aqui à toa!!!

tosco12

3 comentários:

Anônimo disse...

Se todos ou se todas soubessem, você veria menos fotos com câmaras digitais com suas fotografantes de frente ao espelho.

Beth disse...

Putz...quando vi essa ultima foto em um post seu, jurava que era uma reunião de amigos e até elogiei esses encontros. :) Muito lesa que sou....

Mas legal aprender, amo fotografar e é bom pegar essas dicas. Putz...fui emprestar minha maquina a uma mané e voltou cheia de pequenos defeitinhos. Qual o modelo que vc usa? Sinto que vou ter que comprar outra.

beijocas

Thales disse...

Gostei demais!

Vou brincar bastante com isso.
Valeu pelo tutorial e paciência.
Bom trabalho.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails